5 cidades históricas para conhecer

Início » 5 cidades históricas para conhecer
cidades históricas

Se você é uma pessoa apaixonada por viagens e procura um amplo enriquecimento cultural, existem várias cidades que você precisa conhecer, mas para te ajudar nisso, separamos 5 cidades histórias para você conhecer viajando de ônibus.

Viajar é muito bom, não é mesmo? E é ainda melhor quando conhecemos algum lugar em que parte de nossa história está inserida. Isso torna o passeio mais rico, cheio de detalhes e coisas inesquecíveis.

É impossível não se apaixonar pelas ruas de pedras, os casarões do período colonial e as Igrejas barrocas das cidades históricas do país que encantam mochileiros, turistas e todos que viajam por esses municípios que contam um pouco da rica história cultural, da herança deixada pelos colonizadores e os belos cenários naturais.

Longe dos grandes centros, a maioria dessas cidades você só consegue chegar de ônibus, afinal, é um meio de transporte que consegue chegar na maior parte das cidades do país, te dando muito mais escolhas de viagens.

 

1- Petrópolis, Rio de Janeiro

Localizada em uma região serrana na área metropolitana do Rio de Janeiro, Petrópolis é carregada de belezas e muita história. Conhecida como Cidade Imperial, foi lá que Dom Pedro II e toda a sua família moravam e, por isso, foi palco de muitos acontecimentos históricos que marcaram para sempre o Brasil.

A 65km da capital, lá você encontrará muitos edifícios históricos e locais de tirar o fôlego. Além das arquiteturas marcantes, a cidade possui outros atrativos, como as paisagens deslumbrantes margeadas pelas cadeias montanhosas do Rio de Janeiro, que são um verdadeiro show à parte.

Lá você pode encontrar o Museu Imperial, Museu Casa de Santos Dumont, Palácio Quitandinha, Catedral São Pedro de Alcântara, e muito mais.

2- Montes Claros, Minas Gerais

O estado de Minas Gerais é um verdadeiro paraíso histórico para o nosso país, com diversos pontos históricos que foram palco da Inconfidência Mineira, possuindo muitos casarões, edifícios, Igrejas e monumentos, além de oferecer o melhor da culinária local.

A cidade de Montes Claros é uma das mais importantes e visitadas do estado, lá a população universitária é cada vez maior, o que movimenta muito os bares, restaurantes e points com música ao vivo das importantes avenidas da cidade.

Para quem gosta de paisagens naturais, o Parque Estadual da Lapa Grande possui quatro trilhas com visitação livre. Você também pode encontrar na cidade a Gruta do Andorinhão, o Parque Estadual da Serra Nova. O Parque Municipal Milton Prates, um dos principais postais da cidade, Parque Sapucaia, o Museu Regional do Norte de Minas e muitos outros pontos interessantes para aproveitar o passeio.

3- Teófilo Otoni, Minas Gerais

Cerca de 400 km de distância da capital Belo Horizonte, Teófilo Otoni é uma cidade no interior do estado de Minas Gerais com pouco mais de 140 mil habitantes. A cidade é conhecida como a “capital das pedras preciosas” por ser o maior centro de lapidação e comercialização de pedras preciosas do Brasil.

A cidade é recheada de coisas interessantes para fazer, desde o turismo até visitas que remetem a história do nosso país. Por lá, é possível garimpar pedras preciosas, aproveitar a Cachoeira de Pedra d’água, visitar a Comunidade Rural da Lajinha, a Casa de Lapidação de Pedras Preciosas e curtir a Feira Coberta. Para conhecer mais da história, você pode visitar a Praça Tiradentes, a Accompedras, a Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição, a Praça Germânica, a Casa de Cultura de Teófilo Otoni, e muito mais.

4- Brasília, Distrito Federal

Segundo a Unesco, Brasília é um divisor de águas na história do planejamento urbano. Diferente das outras cidades citadas, a capital do Brasil foi fundada em 1960, e se distingue pela sua arquitetura moderna, tem o plano piloto idealizado por Lúcio Costa e edifícios arquitetados por Oscar Niemeyer.

A cidade tem uma importância histórica enorme para o país e para a arquitetura. Lá são tomadas as maiores decisões que guiam o futuro da nossa nação e você pode conhecer o Museu Nacional de Brasília, Museu da Caixa Econômica, estádios, o Palácio do Buriti, Palácio do Planalto, Palácio do Alvorada, Palácio Itamaraty, a Praça dos Três Poderes, e muitas coisas relacionadas às atividades políticas do Brasil.

5- Paranaguá, Paraná

A cidade conhecida pelo Porto Dom Pedro II, considerado o maior porto exportador de grãos da América Latina, cerca de 155 km da capital Curitiba, Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná com mais de 400 anos de história.

Lá você encontra diversos locais que fazem parte da história do Brasil, como o centro histórico da cidade, que conta com o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE), inaugurado em 1962 no antigo prédio histórico que abrigou o Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755.

Você também pode visitar a Igreja São Benedito, considerada a primeira Igreja do sul do Brasil. Um passeio de barco pela baía Paranaguá, a terceira maior do país que fica entorno da Mata Atlântica, é um passeio importante para ver o Porto Dom Pedro II, mangues, canais, ilhas, pescadores locais e muitas aves no céu. A paisagem natural complementa um passeio maravilhoso por Paranaguá.

Como viajar para cidades históricas do Brasil?

Normalmente, esses destinos são mais afastados de grandes centros e de aeroportos, por isso, o melhor método para chegar até as cidades históricas do Brasil é indo viajar de ônibus.

Com a Mobifácil você consegue conhecer os melhores lugares do país, desde praias maravilhosas aos lugares históricos que marcaram a história do Brasil.

Leia também: O que fazer para não errar ao escolher o destino de viagem?

 

 

 

Compartilhe nas Redes Sociais
Encontre

notícias relacionadas

Convencional, semi-leito, leito, leito-cama e executivo: cada ônibus...

Jundiaí: O passeio no interior de São Paulo...

Está planejando viajar e não sabe como? Conte...

Assine nossa newsletter e receba as novidades
Pesquisar

As notícias

mais lidas

Conecte-se a Novos Destinos com a Mobifácil 

Atenção Rio de Janeiro: Eventos Imperdíveis em 4 de Maio!

Empresa Cruz agora é Piracicabana

Posts por

categorias

Culinária

Curiosidades

curiosidades-img

Destaques

OBDL9B0

Destinos

261854-P4LPCA-782

Dicas

2744512 (1)

Eventos

Posts
por tags
Copyright © 2021 Vai de Mobifácil - Todos os direitos reservados