9 dicas para viajar sozinho

Início » 9 dicas para viajar sozinho

Está planejando uma experiência inesquecível? Conheça as melhores dicas para viajar sozinho e aproveitar cada momento

Viajar é um dos grandes prazeres da vida. É aquele momento de descansar, conhecer novos lugares, novas pessoas e fugir da rotina agitada que levamos.

Para alguns, a viagem tem que ser feita ao lado de uma boa companhia, e viajar sozinho é uma coisa que nem passa pela cabeça. Mas sabia que essa experiência, por mais que pareça intimidadora no início, ela se prova algo incrível?

Vantagens de viajar sozinho 

Muitas vezes, o medo de viajar sozinho está atrelado ao pensamento de outras pessoas que sequer já fizeram isso. Ter essa experiência, além de te empoderar e te tornar independente, é um grande passo para o autoconhecimento.

Se você quer conhecer gente nova, nada mais eficaz do que viajar sozinho, afinal, você vai precisar comer em algum local, pedir informações, ou simplesmente conversar sobre algo interessante que viu, e neste momento, vai fazer amizades sem nem perceber.

Outro grande benefício é: você pode fazer os seus planos e seus roteiros. Em uma viagem com mais pessoas, quem manda é o bom senso para definir as atividades, cada um cede um pouco. Em uma viagem sozinho, você pode escolher a rota, programar o que quer fazer e comandar toda viagem.

O que fazer na primeira viagem sozinho?

Na realidade não existem um manual de regras a ser seguido para quem vai viajar pela primeira vez sozinho. Este é um momento exclusivo seu, e pode fazer o que tiver vontade.

Claro, não vai se esquecer de planejar um roteiro, ok? Tudo fica melhor quando planejado, você evita sustos e surpresas desagradáveis. Para te ajudar, a nossa equipe Mobifácil separou algumas dicas incríveis para a sua viagem.

Dicas importantes para quando for viajar sozinho

Para que a aventura saia como o planejado, os cuidados devem ser basicamente os mesmos de uma viagem com outras pessoas: ter informações sobre o destino, levar documentos, checar a parte financeira, etc.

Mas também existem maneiras de aproveitar e extrair o máximo dessa experiência, confira:

1 – A escolha do destino

Aqui não existe uma escolha correta, tudo depende do que você busca nessa viagem, do que gosta, e o que quer fazer. Para pessoas que gostam do clima mais agitado de cidade grande e não querem dispensar uma boa praia, o Rio de Janeiro e Florianópolis são algumas escolhas interessantes.

Mas se você quer curtir um clima mais de natureza, talvez Capitólio seja a sua escolha ideal. Vale a pena colocar na ponta do lápis e descobrir os locais incríveis que o nosso país possui e que a Mobifácil pode te levar.

2 – Hospedagem

O primeiro ponto de uma boa viagem é o local em que você se hospeda. Ele precisa te dar o conforto para relaxar e garantir a sua segurança. Dependendo do local que você for, é fundamental saber se ele atende as suas exigências.

Se a sua prioridade na viagem é conhecer pessoas, um hostel é a melhor opção, se você deseja aconchego e um espaço mais reservado, busque por um hotel ou uma pousada.

3 – Leve mais dinheiro do que você acha que precisa

Se você planejou a viagem, provavelmente levantou quanto cada coisa custa e tem o dinheiro planejado para cada situação. Mas sabemos que imprevistos acontecem, e um momento que é para descontrair pode acabar virando uma grande dor de cabeça.

Por isso, tenha sempre mais dinheiro do que você acha que vai precisar. Essa ‘reserva extra’ pode ser um dinheiro em espécie guardado, um débito que você não quer usar, ou até mesmo um cartão de crédito. O importante é ter em mente que ele só deve ser usado em momentos de necessidade.

4 – Avise parentes e amigos

Viajar sozinho é sim um sinônimo da sua independência e autonomia, mas nem por isso você deve ser descuidado. Uma medida de segurança importante é avisar aos seus pais e amigos onde está.

Se possível, informe também onde ficará hospedado, quando você vai e quando volta. Assim, as pessoas podem te encontrar caso precisem.

5 – Tenha sempre internet no celular

Além de não ficar incomunicável e ser uma boa precaução, você pode acabar precisando usar o gps se estiver perdido, e pode ir postando suas melhores fotos e fazendo vídeos dos locais incríveis que você estiver visitando.

6 – Não leve muitas coisas

Esse é um erro comum de muitas pessoas, o excesso de bagagem pode acabar atrapalhando mais do que ajudando. Isso acontece porque muitas pessoas levam coisas para se prevenir de eventuais adversidades.

Levar poucas coisas além de ser mais prático, te garante mais segurança ao transportar a bagagem. Fora que, caso você queira comprar alguma lembrancinha, será mais um peso que terá que carregar junto com tudo que levou.

7 – Faça amizades

Conhecer novas pessoas, novos costumes, novas culturas, é algo realmente maravilhoso, e você não deve se privar disso.

Busque um diálogo com pessoas locais, troque experiências, conheça histórias. Isso certamente vai te render muito aprendizado e coisas boas que você trará de volta para casa.

8 – Pegue dicas com pessoas que moram na região

Provavelmente você conhece o seu bairro e sua cidade como a palma da sua mão. Sabe quais passeios são legais, quais bares tem um drink bom e qual restaurante tem aquele prato maravilhoso, não é mesmo?

Durante a sua viagem você encontrará pessoas que moram lá, e que, sem dúvidas, podem te indicar locais incríveis que a internet não te indicaria, como o pequeno restaurante caseiro. Vale a pena se aventurar e conhecer coisas novas.

9 – Como viajar

Se você quer mesmo desligar da rotina e ter uma grande experiência conhecendo o Brasil a fora, saiba que a sua melhor opção é ir de ônibus.

Assim, você pode conhecer as paisagens lindas que temos, apreciar o tempo sozinho, descansar, relaxar, e curtir todas as vantagens que só uma viagem de ônibus pode te oferecer.

Os melhores destinos

O nosso país é muito rico em cultura e belezas naturais, e tem locais maravilhosos para serem explorados. Depois de pesquisar quais são as suas vontades, saiba que a Mobifácil pode te levar.

Você pode encontrar os melhores destinos, e de quebra, ainda conseguir um desconto incrível em uma das várias promoções que são feitas.

Vale a pena conferir.

Compartilhe nas Redes Sociais
Encontre

notícias relacionadas

Convencional, semi-leito, leito, leito-cama e executivo: cada ônibus...

Jundiaí: O passeio no interior de São Paulo...

Está planejando viajar e não sabe como? Conte...

Assine nossa newsletter e receba as novidades
Pesquisar

As notícias

mais lidas

Conecte-se a Novos Destinos com a Mobifácil 

Atenção Rio de Janeiro: Eventos Imperdíveis em 4 de Maio!

Empresa Cruz agora é Piracicabana

Posts por

categorias

Culinária

Curiosidades

curiosidades-img

Destaques

OBDL9B0

Destinos

261854-P4LPCA-782

Dicas

2744512 (1)

Eventos

Posts
por tags
Copyright © 2021 Vai de Mobifácil - Todos os direitos reservados