Confira as principais dicas e orientações para levar o seu pet para a próxima viagem e aproveitar tudo com o seu companheiro de 4 patas.
Os animais de estimação já fazem parte de muitas famílias ao redor do mundo, e estão cada vez mais presentes em festas, comemorações e viagens.
O desejo em levá-los em viagens e aproveitar a companhia é cada vez maior.
Por isso, já existem leis específicas que permitem o transporte de animais de estimação em ônibus de viagens, elas garantem a segurança e conforto dos passageiros e de seus melhores amigos.
Quais documentos são necessários para viajar com o pet?
Antes de levar o seu pet para uma viagem, é importante saber saber que para gatos e cachorros você precisa apresentar o GTA (Guia de Trânsito Animal).
O site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresenta orientações sobre o transporte, além de disponibilizar um modelo de GTA e outros documentos e informações sobre trânsito nacional de animais.
Também é necessário verificar a carteira de vacinação do seu pet, e esse documento deve ser levado junto com você para a viagem.
Vacinas como a antirrábica, por exemplo, são obrigatórias para cães e gatos com mais de 3 meses de vida, e a imunização deve ser feita pelo menos 30 dias antes da data da viagem.
Vale lembrar que se o seu pet tiver menos de 90 dias de vida, é recomendado não o deixar exposto ao estresse da viagem, isso pode comprometer a saúde dele. Vale esperar até ele crescer um pouco antes de tirá-lo de casa.
Fique atento ao tamanho do seu animal de estimação
A ansiedade para viajar e levar nosso melhor amigo em um passeio, faz com que a gente esqueça muitas coisas, como por exemplo, a informação a respeito do tamanho do seu pet.
Saber se ele se enquadra nos padrões de peso e tamanho para viajar é fundamental.
As agências de ônibus seguem as orientações da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), e apenas os animais de pequeno e médio porte podem ser transportados dentro deles.
Isso significa que, por mais manso que seja o seu pet, é necessário prestar atenção a esses detalhes, caso contrário, você poderá ser impedido de embarcar.
Como transportar corretamente o animal de estimação?
Após providenciar todos os documentos necessários, conferir o tamanho do seu pet e as regras da empresa de ônibus escolhida, é necessário adquirir uma caixa para o transporte do animal.
Neste momento é válido consultar a empresa de transporte rodoviário para saber se existe algum padrão de medidas que deve ser seguido.
Para fazer a escolha certa da caixa, procure uma que ofereça a segurança e o conforto que seu pet merece, por isso, avalie bem o material do produto.
Ele deve ser resistente, confortável, e deve ter o tamanho ideal para que o seu bichinho dê uma volta em torno de si mesmo tranquilamente sem ficar apertado.
Instruções para embarque
Além de estar na constituição, é fundamental que o seu pet esteja em uma caixa de transporte.
Afinal, essa medida garante a segurança e o conforto durante a viagem, além de não incomodar outros passageiros.
Ah, vale lembrar que a caixa deve ficar fora do corredor e nunca em cima de um assento, a não ser que o dono pague outra passagem de igual valor, como se fosse uma pessoa que estivesse sentada.
É muito comum as empresas cobrarem por essa poltrona extra.
Onde encontrar passagens para viajar com o pet?
Depois de entender como funciona todo o processo para viajar com o seu pet, é muito importante contar com as melhores empresas de transporte terrestre, e só existe um lugar onde você consegue encontrar todas elas: na Mobifácil.
Com a Mobifácil você garante as melhores passagens de ônibus para a sua viagem.
Para não perder nenhuma de nossas novidades e promoções, nos siga nas redes sociais, e para pôr o pé na estrada e aproveitar ao máximo, utilize o cupom MOBI10OFF e garanta 10% de desconto na sua primeira compra.
Aproveite a viagem com o seu melhor amigo e até a próxima!
Leia também: 3 destinos para visitar com seu pet