Como praticar o “Turismo Sustentável”?

Início » Como praticar o “Turismo Sustentável”?

Conheça mais sobre como viajar de maneira ecologicamente correta e destinos incríveis para conhecer que incentivam essa prática

A preocupação com o meio ambiente já é um assunto que vem sendo discutindo pela maior parte da população mundial. Sabemos que priorizar práticas sustentáveis é fundamental para o nosso futuro, e isso também inclui um turismo consciente, que traga impactos positivos para a natureza e para a sociedade local.

Por isso, é necessário pensar na maneira que produzimos, consumimos e descartamos todas as coisas diariamente. Muitas pessoas já se acostumaram a reduzir, reutilizar e reciclar, mas durante a viagem, é possível aplicar esses costumes e torná-la mais sustentável?

Reduzir, reutilizar e reciclar durante as viagens

Para entender como tornar sua viagem mais sustentável, é preciso conhecer “os 3 R’s da sustentabilidade”: reduzir, reutilizar e reciclar. Essas são práticas de cuidados ao meio ambiente que podem ser aplicadas em tudo, inclusive no seu passeio, tornando-o muito mais correto ecologicamente.

Reduzir tem a ver com todo o consumo excessivo. Por isso, saber frear o desperdício de bens e serviços para adquirir somente o que é realmente necessário é importante. Essa prática é chamada de consumo sustentável.

Reutilizar é aquela famosa história do pote de sorvete que se transforma no pote de feijão, por que jogar fora algo que podemos reutilizar? Talvez o objeto não tenha o mesmo valor, mas com certeza ele pode ser usado de outras maneiras, avalie isso.

A reciclagem requer muita atenção, seja em casa, no trabalho ou na viagem, separar o seu lixo é fundamental. Em muitos países, principalmente na Europa, isso já é uma prática natural, que pode resultar em multa quando não aplicada corretamente.

Após conhecer e saber como aplicar “os 3 R’s da sustentabilidade”, é preciso entender como se baseia o Turismo Sustentável para ajudar a praticá-lo.

O que é um destino sustentável?

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo sustentável é a salvaguarda do meio ambiente e dos recursos naturais, tendo como principal objetivo garantir o crescimento econômico da atividade e ser capaz de satisfazer as necessidades dessa geração e das futuras.

Já o destino sustentável parte da mesma ideia, ele é uma alternativa para o turismo em massa, pois ele tem a preocupação com a quantidade de pessoas que vão em determinada região, principalmente em alta temporada.

Desenvolver a harmonia do local com a quantidade de pessoas que irão visitá-lo é importante, e esse planejamento faz a diferença para evitar superlotação e danos ao meio ambiente devido à quantidade de pessoas.

Os 4 pilares do Turismo Sustentável

Se você pensa que as práticas do turismo sustentável estão somente nos cuidados com o meio ambiente, saiba que não é só isso. Ele se estende para a manutenção e o desenvolvimento social, econômico e cultural das populações locais.

Definido pelo Conselho Global pelo Turismo Sustentável (GSTC, na sigla em inglês), existem 4 pilares como fundamentais para colocar esse objetivo em ação, que definem como prioridade:

– Redução de Impactos Socioeconômicos;

– Redução de Impactos Culturais;

– Redução de Impactos Ambientais;

– Investimento em Administração Responsável.

Seguindo esses pilares, o objetivo da GSTC é conscientizar toda a população da importância do turismo sustentável em qualquer lugar do mundo.

Como pôr em prática o Turismo Sustentável?

Se você perguntar o que é um turismo sustentável para 10 pessoas, provavelmente terá muitas respostas diferentes, isso acontece porque essa prática é muito mais do que reduzir as suas marcas de carbono no meio ambiente.

Claro que diminuir a emissão de gazes nocivos é indispensável, por isso, a viagem de ônibus é muito recomendada, mas também é importante ter em mente algumas outras práticas, como:

– Recolher o próprio lixo;

– Evitar contato, capturar ou machucar os animais silvestres;

– Evitar danificar a mata local, cortando galhos de árvores ou a vegetação;

– Quando for fazer trilhas, seguir o caminho e evitar pisar em locais onde a vegetação não foi danificada ainda;

– Evitar deixar itens de plástico na natureza;

– Não alimentar animais silvestres;

Existem muitas outras práticas que podem te ajudar a cuidar do meio ambiente, e conhecer muito mais sobre o assunto pode fazer a diferença na hora de planejar o seu passeio.

Opções de destinos sustentáveis

O Brasil é um país rico em paisagens naturais e lindos locais para conhecer e desfrutar ao máximo. Existem diferentes opções de destinos sustentáveis para cada tipo de viajante, mas uma coisa é certa: todos eles vão te surpreender.

Se você procura esses destinos incríveis e sustentáveis, temos algumas dicas interessantes para você conhecer:

Brotas: conhecida como a capital nacional do ecoturismo, a cidade do interior de São Paulo oferece muita aventura para os turistas em uma viagem que enaltece em todos os sentidos a natureza e os cuidados com o meio ambiente.

Com excelente localização e paisagens privilegiadas, por lá, é possível aproveitar atividades no ar, na terra e na água, como rafting noturno, mini rafting/floating, rafting juquitiba, voos e mega tirolesas, queda livre, boia cross, arvorismo, cachoeirismo/rapel, canonismo/rapel em cachoeiras, trilhas, visitas a cachoeiras, tirolesa aquática, quadriciclo, mountain bike, cavalgada e muito mais

Ubatuba: com quase 100 km de praia e 102 praias, a cidade é um dos paraísos oceânicos mais desejados pelos turistas do mundo todo. Localizada em São Paulo, também é possível ter acesso às praias de Ubatuba por Paraty, no Rio de Janeiro.

Por lá, é possível aproveitar caminhadas relaxantes e os sons de pássaros, ventos nas copas das árvores, o barulho do mar, fazer um passeio de remada de stand up paddle e disfrutar das lindas paisagens que a cidade oferece.

Sorriso: a cidade localizada no Mato Grosso do Sul é conhecida como a capital do agronegócio, mesmo sendo a maior produtora de soja do planeta, a cidade é muito procurada pelos turistas, isso porque ela incentiva muito o ecoturismo e encanta os viajantes com suas belas paisagens.

Toda a charmosa cidade, que fica bem no coração do Brasil é rodeada por cachoeiras, rios, parques, áreas verdes e muitos passeios ao ar livre que encantam os visitantes de todas as idades.

Capitólio: conhecida como a cidade “Rainha dos Lagos”, Capitólio, em Minas Gerais, é um dos destinos mais procurados pelos amantes da natureza, em especial pela sua localização privilegiada às margens do “Doce Mar de Minas” – o Lago de Furnas, que possui imensos 1.440 km².

Os cânions presentes no Lago – grandes paredões rochosos com mais de 20 metros de altura – completam o cenário de natureza rara, cheia de beleza, que tornam o destino ainda mais especial e de grande desejo para quem busca um contato mais próximo com a natureza.

O papel da Mobifácil no Turismo Sustentável

Mais do que ensinar medidas de cuidados com o meio ambiente, aqui na Mobifácil cuidamos para que todos os nossos serviços sejam feitos de maneira ecologicamente correta. Seja através da compra de passagens on-line, embarques com o QR CODE, e até mesmo com as empresas que são nossas parceiras.

Para reforçar ainda mais os nossos cuidados e enfatizar isso, contamos com uma embaixadora que está sempre de olho em soluções para tornar o turismo ainda mais sustentável, a Maria Virou Eco.

Engenheira Ambiental e pós graduada em Direito Ambiental, que defende com unhas e dentes que temos o melhor país do mundo, justamente por conta da nossa biodiversidade, as árvores, oceanos, humanos, plantas, relações, rios, e muito mais.

Ela também tem um cantinho especial aqui no nosso blog onde escreve sobre sustentabilidade e vale a pena a leitura para aprender um pouco mais!

Os melhores destinos sustentáveis

Assim como as cidades citadas, o Brasil possui ainda muito mais opções para o viajante conhecer e desfrutar de passeios que são completamente sustentáveis e podem oferecer momentos incríveis.

Se você procura os melhores destinos com os melhores preços, saiba que está tudo aqui na Mobifácil. A sua passagem pode ser encontrada com apenas alguns cliques e ainda conseguir um grande desconto, seja nas promoções frequentes do site ou com o cupom de desconto MOBI10OFF, válido na sua primeira viagem.

Aproveite, se for viajar, vai de Mobifácil!

Compartilhe nas Redes Sociais
Encontre

notícias relacionadas

Convencional, semi-leito, leito, leito-cama e executivo: cada ônibus...

Jundiaí: O passeio no interior de São Paulo...

Está planejando viajar e não sabe como? Conte...

Assine nossa newsletter e receba as novidades
Pesquisar

As notícias

mais lidas

Mobifácil - Canal Oficial de Vendas da Princesa do Norte

Portuguesa - O mais novo time patrocinado pela Mobifácil

Vem aí a Black Friday da Mobi!

Posts por

categorias

Culinária

Curiosidades

curiosidades-img

Destaques

OBDL9B0

Destinos

261854-P4LPCA-782

Dicas

2744512 (1)

Eventos

Posts
por tags
Copyright © 2021 Vai de Mobifácil - Todos os direitos reservados