Como praticar o “Turismo Sustentável”?

Conheça mais sobre como viajar de maneira ecologicamente correta e destinos incríveis para conhecer que incentivam essa prática

A preocupação com o meio ambiente já é um assunto que vem sendo discutindo pela maior parte da população mundial. Sabemos que priorizar práticas sustentáveis é fundamental para o nosso futuro, e isso também inclui um turismo consciente, que traga impactos positivos para a natureza e para a sociedade local.

Por isso, é necessário pensar na maneira que produzimos, consumimos e descartamos todas as coisas diariamente. Muitas pessoas já se acostumaram a reduzir, reutilizar e reciclar, mas durante a viagem, é possível aplicar esses costumes e torná-la mais sustentável?

Reduzir, reutilizar e reciclar durante as viagens

Para entender como tornar sua viagem mais sustentável, é preciso conhecer “os 3 R’s da sustentabilidade”: reduzir, reutilizar e reciclar. Essas são práticas de cuidados ao meio ambiente que podem ser aplicadas em tudo, inclusive no seu passeio, tornando-o muito mais correto ecologicamente.

Reduzir tem a ver com todo o consumo excessivo. Por isso, saber frear o desperdício de bens e serviços para adquirir somente o que é realmente necessário é importante. Essa prática é chamada de consumo sustentável.

Reutilizar é aquela famosa história do pote de sorvete que se transforma no pote de feijão, por que jogar fora algo que podemos reutilizar? Talvez o objeto não tenha o mesmo valor, mas com certeza ele pode ser usado de outras maneiras, avalie isso.

A reciclagem requer muita atenção, seja em casa, no trabalho ou na viagem, separar o seu lixo é fundamental. Em muitos países, principalmente na Europa, isso já é uma prática natural, que pode resultar em multa quando não aplicada corretamente.

Após conhecer e saber como aplicar “os 3 R’s da sustentabilidade”, é preciso entender como se baseia o Turismo Sustentável para ajudar a praticá-lo.

O que é um destino sustentável?

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo sustentável é a salvaguarda do meio ambiente e dos recursos naturais, tendo como principal objetivo garantir o crescimento econômico da atividade e ser capaz de satisfazer as necessidades dessa geração e das futuras.

Já o destino sustentável parte da mesma ideia, ele é uma alternativa para o turismo em massa, pois ele tem a preocupação com a quantidade de pessoas que vão em determinada região, principalmente em alta temporada.

Desenvolver a harmonia do local com a quantidade de pessoas que irão visitá-lo é importante, e esse planejamento faz a diferença para evitar superlotação e danos ao meio ambiente devido à quantidade de pessoas.

Os 4 pilares do Turismo Sustentável

Se você pensa que as práticas do turismo sustentável estão somente nos cuidados com o meio ambiente, saiba que não é só isso. Ele se estende para a manutenção e o desenvolvimento social, econômico e cultural das populações locais.

Definido pelo Conselho Global pelo Turismo Sustentável (GSTC, na sigla em inglês), existem 4 pilares como fundamentais para colocar esse objetivo em ação, que definem como prioridade:

– Redução de Impactos Socioeconômicos;

– Redução de Impactos Culturais;

– Redução de Impactos Ambientais;

– Investimento em Administração Responsável.

Seguindo esses pilares, o objetivo da GSTC é conscientizar toda a população da importância do turismo sustentável em qualquer lugar do mundo.

Como pôr em prática o Turismo Sustentável?

Se você perguntar o que é um turismo sustentável para 10 pessoas, provavelmente terá muitas respostas diferentes, isso acontece porque essa prática é muito mais do que reduzir as suas marcas de carbono no meio ambiente.

Claro que diminuir a emissão de gazes nocivos é indispensável, por isso, a viagem de ônibus é muito recomendada, mas também é importante ter em mente algumas outras práticas, como:

– Recolher o próprio lixo;

– Evitar contato, capturar ou machucar os animais silvestres;

– Evitar danificar a mata local, cortando galhos de árvores ou a vegetação;

– Quando for fazer trilhas, seguir o caminho e evitar pisar em locais onde a vegetação não foi danificada ainda;

– Evitar deixar itens de plástico na natureza;

– Não alimentar animais silvestres;

Existem muitas outras práticas que podem te ajudar a cuidar do meio ambiente, e conhecer muito mais sobre o assunto pode fazer a diferença na hora de planejar o seu passeio.

Opções de destinos sustentáveis

O Brasil é um país rico em paisagens naturais e lindos locais para conhecer e desfrutar ao máximo. Existem diferentes opções de destinos sustentáveis para cada tipo de viajante, mas uma coisa é certa: todos eles vão te surpreender.

Se você procura esses destinos incríveis e sustentáveis, temos algumas dicas interessantes para você conhecer:

Brotas: conhecida como a capital nacional do ecoturismo, a cidade do interior de São Paulo oferece muita aventura para os turistas em uma viagem que enaltece em todos os sentidos a natureza e os cuidados com o meio ambiente.

Com excelente localização e paisagens privilegiadas, por lá, é possível aproveitar atividades no ar, na terra e na água, como rafting noturno, mini rafting/floating, rafting juquitiba, voos e mega tirolesas, queda livre, boia cross, arvorismo, cachoeirismo/rapel, canonismo/rapel em cachoeiras, trilhas, visitas a cachoeiras, tirolesa aquática, quadriciclo, mountain bike, cavalgada e muito mais

Ubatuba: com quase 100 km de praia e 102 praias, a cidade é um dos paraísos oceânicos mais desejados pelos turistas do mundo todo. Localizada em São Paulo, também é possível ter acesso às praias de Ubatuba por Paraty, no Rio de Janeiro.

Por lá, é possível aproveitar caminhadas relaxantes e os sons de pássaros, ventos nas copas das árvores, o barulho do mar, fazer um passeio de remada de stand up paddle e disfrutar das lindas paisagens que a cidade oferece.

Sorriso: a cidade localizada no Mato Grosso do Sul é conhecida como a capital do agronegócio, mesmo sendo a maior produtora de soja do planeta, a cidade é muito procurada pelos turistas, isso porque ela incentiva muito o ecoturismo e encanta os viajantes com suas belas paisagens.

Toda a charmosa cidade, que fica bem no coração do Brasil é rodeada por cachoeiras, rios, parques, áreas verdes e muitos passeios ao ar livre que encantam os visitantes de todas as idades.

Capitólio: conhecida como a cidade “Rainha dos Lagos”, Capitólio, em Minas Gerais, é um dos destinos mais procurados pelos amantes da natureza, em especial pela sua localização privilegiada às margens do “Doce Mar de Minas” – o Lago de Furnas, que possui imensos 1.440 km².

Os cânions presentes no Lago – grandes paredões rochosos com mais de 20 metros de altura – completam o cenário de natureza rara, cheia de beleza, que tornam o destino ainda mais especial e de grande desejo para quem busca um contato mais próximo com a natureza.

O papel da Mobifácil no Turismo Sustentável

Mais do que ensinar medidas de cuidados com o meio ambiente, aqui na Mobifácil cuidamos para que todos os nossos serviços sejam feitos de maneira ecologicamente correta. Seja através da compra de passagens on-line, embarques com o QR CODE, e até mesmo com as empresas que são nossas parceiras.

Para reforçar ainda mais os nossos cuidados e enfatizar isso, contamos com uma embaixadora que está sempre de olho em soluções para tornar o turismo ainda mais sustentável, a Maria Virou Eco.

Engenheira Ambiental e pós graduada em Direito Ambiental, que defende com unhas e dentes que temos o melhor país do mundo, justamente por conta da nossa biodiversidade, as árvores, oceanos, humanos, plantas, relações, rios, e muito mais.

Ela também tem um cantinho especial aqui no nosso blog onde escreve sobre sustentabilidade e vale a pena a leitura para aprender um pouco mais!

Os melhores destinos sustentáveis

Assim como as cidades citadas, o Brasil possui ainda muito mais opções para o viajante conhecer e desfrutar de passeios que são completamente sustentáveis e podem oferecer momentos incríveis.

Se você procura os melhores destinos com os melhores preços, saiba que está tudo aqui na Mobifácil. A sua passagem pode ser encontrada com apenas alguns cliques e ainda conseguir um grande desconto, seja nas promoções frequentes do site ou com o cupom de desconto MOBI10OFF, válido na sua primeira viagem.

Aproveite, se for viajar, vai de Mobifácil!

Compartilhe nas Redes Sociais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Encontre

notícias relacionadas

Convencional, semi-leito, leito, leito-cama e executivo: cada ônibus...

O passeio no interior de São Paulo é...

Está planejando viajar e não sabe como? Conte...

As notícias

mais lidas

Monte nossos ônibus e se divirta em casa
O que considerar ao orçar uma viagem?
Qual é o seu estilo de viajante?
Posts por

categorias

Curiosidades
Como praticar o “Turismo Sustentável”?
Destaques
Como praticar o “Turismo Sustentável”?
Destinos
Como praticar o “Turismo Sustentável”?
Dicas
Como praticar o “Turismo Sustentável”?
Notícias
Como praticar o “Turismo Sustentável”?
Olhar do viajante
Como praticar o “Turismo Sustentável”?
Posts

por tags

Assine nossa newsletter e receba as novidades
Copyright © 2021 Vai de Mobifácil - Todos os direitos reservados