5 dicas para sua viagem se tornar mais sustentável

  • Home
  • >
  • Destaques
  • >
  • 5 dicas para sua viagem se tornar mais sustentável

Viajar pelo Brasil é bom, mas viajar e ainda cuidar do país e do planeta é melhor ainda!!

Esses dias eu fiz uma enquete no meu Instagram sobre o que as pessoas estavam mais sentindo falta durante esse período de isolamento social e a resposta de quase 90% das pessoas que responderam foi “abraçar meus avós” e “viajar“! Não preciso nem dizer que eu (e acredito que você que está lendo também) super se identificou com ambas respostas!

Bom, mas a boa notícia é que as coisas (aos poucos e com todos os cuidados orientados pela OMS) estão voltando e devido a isso eu só tenho duas observações para fazer:

A primeira é: assim que for permitido e seguro, pegue o primeiro ônibus para abraçar quem você ama! Ou pelo menos para ver “de longe”, mas sentir a presença de estar perto. A segunda é: faça sua mala e vá viajar, de preferência apoiando o Turismo Nacional! Entre agora no site da Mobifácil e já veja o destino maravilhoso que o Brasil tem para te oferecer, por mais de 12 estados diferentes (eu já tenho as top 3 que farei correndo!). Apoiar o turismo nacional é um movimento sustentável para fomentar a economia nacional, além de valorizar nossa cultura, nosso povo e principalmente conhecer as maravilhas que só nosso Brasil tem.

Claro que eu, como engenheira ambiental e apaixonada pelos locais incríveis que nosso país tem, não poderia deixar de falar para você apoiar o turismo nacional sem dar 5 dicas para sua próxima viagem (TÃO esperada) ser mais sustentável:

Dica 1: Hotel
Pesquise e dê preferência aos hotéis/pousadas/albergues que têm alguma prática sustentável. Caso o hotel que você deseja ficar, seja pelo preço ou qualidade (ou os dois) não mostrou que tem alguma prática eco, mande um email perguntando, quem sabe ele já não se inspira, han?! Verifique também se a localização do seu hotel é boa! Ou seja, veja se ele está próximo dos pontos turísticos, ou de fácil acesso para você diminuir suas emissões atmosféricas! Caso a localização não seja tão incrível, veja se ele está próximo aos pontos de ônibus ou metrô!

Dica 2: Locomoção
Tente o máximo possível durante sua viagem andar a pé, de bicicleta ou de transporte coletivo. Tenta evitar o carro, mas caso alugue, hoje em dia tem a opção de compensar pagando 1 Real por dia para o plantio de árvores, neutralizando sua emissão! Massa, né?

Dica 3: Leve com você um squeeze ou garrafinha reutilizável
Tente evitar o uso de garrafinha descartável (você, nessa altura da vida, já deve saber que o plástico é um dos grandes desafios para a limpeza e conservação dos oceanos!). Opte por levar uma garrafa reutilizável e usar ela! Beba água do filtro ou de bebedouro. Caso o estabelecimento não tenha essa opção (infelizmente no Brasil ainda é um pouco complicado) peça gentilmente para eles se é possível pegar água do uso interno dos colaboradores daquele local, explicando (claro) que não é porque você quer de graça, mas sim porque não quer gerar lixo a toa! Comigo sempre funciona! =)

Dica 4: Faça plogging!
Mariaaaa o que é plogging?! Qualquer dia eu explico para vocês (com calma) como surgiu esse termo, mas é basicamente sair para caminhar, levando consigo uma sacolinha e pegar todo lixo que puder e estiver no chão! Na beira do mar, na calçada, no parque, nas montanhas e até no meio da mata sempre encontramos muuuuuito lixo deixado pelos turistas que infelizmente não são tão conscientes como você, que está lendo! Tire um momento do seu dia para fazer isso e contribuir para aquele local ficar preservado e atrativo para mais turistas!

Dica 5: Não pegue nada e não deixe nada
Essa é a dica BÁSICA! Essa é a “lei” de um turismo sustentável: não pegue nada! Não, nenhuma conxinha, nem uma pedrinha! Já pensou a quantidade de milhares de pessoas que visitam praias e locais onde tem natureza? já pensou se todas pegassem “só” uma coisinha? É, não seria só uma! Tudo o que compõe aquele local faz parte de um ciclo natural, então preservar ao máximo nosso impacto nele contribui demais para a preservação e a proteção dele! E o não deixe nada também, é sempre bom lembrar. Não deixe lixo, não deixe elastiquinho de cabelo, latinhas de cerveja, papelzinho de bala. Muitos desses lixos são sem querer eu sei, por isso digo pra sempre prestar atenção para não deixar nada!

É isso pessoal! Espero que tenham gostado e eu volto com mais dicas para ter uma viagem incrível, protegendo e cuidando do nosso planeta!

Compartilhe nas Redes Sociais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Encontre

notícias relacionadas

Convencional, semi-leito, leito, leito-cama e executivo: cada ônibus...

Está planejando viajar e não sabe como? Conte...

Aderir a medidas preventivas e saber escolher empresas...

As notícias

mais lidas

Posts por

categorias

Curiosidades
5 dicas para sua viagem se tornar mais sustentável
Destaques
5 dicas para sua viagem se tornar mais sustentável
Destinos
5 dicas para sua viagem se tornar mais sustentável
Dicas
5 dicas para sua viagem se tornar mais sustentável
Notícias
5 dicas para sua viagem se tornar mais sustentável
Olhar do viajante
5 dicas para sua viagem se tornar mais sustentável
Assine nossa newsletter e receba as novidades
Copyright © 2020 Vai de Mobifácil - Todos os direitos reservados