Viagem sustentável: o que é isso e como é possível?

Início » Viagem sustentável: o que é isso e como é possível?

Fazer a mala de forma sustentável é uma das pequenas mudanças que podem fazer a diferença para o planeta e ainda garantir uma viagem inesquecível para você. Conheça outras!

 

Se você já procura manter hábitos sustentáveis em casa, o termo viagem sustentável também pode fazer parte do seu vocabulário. Para quem adora fazer planos de viagem e já está projetando férias fora de casa quando a pandemia passar, está na hora de adicionar mais alguns bons costumes na mala e começar o ano de bem com a vida e com o planeta.

 O que é viagem sustentável?

O Sustainable Travel foi um termo que se originou a fim de conscientizar a população sobre o imenso rastro de carbono que deixamos, especialmente durante nossas viagens. A quantidade de combustível não renovável utilizado para abastecer aviões é uma questão séria e que precisava ser revista. Com o intuito de incentivar um lifestyle sustentável, o termo viagem sustentável foi ganhando cada vez mais adeptos e, consequentemente, foram desenvolvidas mais dicas para ajudar qualquer um que desejasse fazer uma viagem saudável em todos os aspectos: desde como fazer as malas, até a escolha do itinerário da viagem, cada passo com o objetivo de deixar o menor impacto possível no planeta.

 Se você ama viajar, seja a trabalho ou a lazer, sozinho ou em companhia, esse é um método inteligente, simples e que trará muitos benefícios para ambos os lados. Acredite, são pequenas mudanças que farão toda a diferença para o seu bem-estar e o do planeta!

 Como posso viajar de forma sustentável?

A primeira pergunta que você deve fazer é, como eu irei viajar? O meio de transporte escolhido é um dos passos mais importantes na hora de planejar uma viagem sustentável, afinal, é ele que deixará o maior rastro e dano no meio ambiente. Incentivar financeiramente meios de transporte que não agridem tão ofensivamente o planeta é uma atitude extremamente importante e que engloba perfeitamente esse novo estilo de viagens.

 Os ônibus são os melhores meios para viajar. É o meio de transporte que menos agride a nossa camada de ozônio – até mesmo melhores do que o próprio carro – incentivam menos veículos nas estradas e gastam menor quantidade de combustível quando comparados à trens movidos à diesel e também aviões, por exemplo. 

E apesar de não ser possível viajar de ônibus para todos os lugares, ainda há formas de realizar uma viagem sustentável! Ainda que em minoria, existem algumas companhias aéreas que têm dedicado esforços para oferecer voos com biocombustível. Se você estiver na Europa opte por transportar-se via trem. No entanto se não houver como fugir dos aviões, prefira voos diretos e com linhas aéreas que são eco friendly!

 4 Dicas importantes para uma viagem mais sustentável!

 Mala sustentável: a sustentabilidade começa no momento de escolher o que você irá levar. Opte por levar bagagens pequenas, apenas com o essencial, evite pacotes e sacolas plásticas, lembre-se de levar garrafas de água, recipientes renováveis, canudos livres de plástico e todos acessórios que garantem praticidade e evitam o consumo de plástico durante a viagem.

 Acomodações amigáveis: existem diversos tipos de acomodações. Faça uma pesquisa aprofundada sobre as opções – hotéis, hostels, apps – que possuam costumes sustentáveis, como separar o lixo corretamente, possuir cardápio orgânico e que de preferência fomentem ações positivas ao meio ambiente local. Você garante noites verdadeiramente tranquilas e saudáveis e financia uma cultura de respeito ao meio ambiente.

 Itinerários ecológicos e culturais: existem diversos passeios que promovem o ecoturismo em todo o planeta, inclusive no Brasil. São reservas que procuram utilizar o turismo como forma de sustento a preservação da fauna e da flora, assim como promover oportunidade de trabalho aos moradores locais. Claro que nessa lista entra também, experimentar culinária local, consumir produtos locais, pegar indicação dos próprios moradores daquele local e conversar bastante com eles! 

 Um excelente exemplo desta prática no Brasil, é o parque estadual Alto Ribeira (Petar) onde se há um dos maiores complexos de caverna da América Latina e onde a Mata Atlântica e toda natureza é preservada através do capital obtido do turismo local. Ainda há diversos outros, e com certeza haverá na cidade em que você planeja passar as férias, é só procurar! Ou se preferir eu posso dar algumas dicas de lugares no meu IG, é só me mandar um direct por lá.

 Hábitos sem rastro: ir de ônibus para o destino sem dúvida é uma das práticas mais sustentáveis, economizar na luz, no banho e manter hábitos que você tem dentro de casa (como usar a mesma toalha por 4 dias seguidos), também são formas de contribuir para uma viagem sustentável livre dos rastros de carbono. Você também pode fazer o cálculo de quantos resíduos você tem acumulado através de uma calculadora de rastros de carbono, aqui.

 Além de uma viagem que é saudável ao planeta, não esqueça de manter hábitos saudáveis ao seu organismo. Beba água, durma bem e ame tudo que está ao seu redor! 

Você irá garantir descanso e diversão muito maiores. Boa viagem!!

 

Compartilhe nas Redes Sociais
Encontre

notícias relacionadas

Convencional, semi-leito, leito, leito-cama e executivo: cada ônibus...

Jundiaí: O passeio no interior de São Paulo...

Está planejando viajar e não sabe como? Conte...

Assine nossa newsletter e receba as novidades
Pesquisar

As notícias

mais lidas

Conecte-se a Novos Destinos com a Mobifácil 

Atenção Rio de Janeiro: Eventos Imperdíveis em 4 de Maio!

Empresa Cruz agora é Piracicabana

Posts por

categorias

Culinária

Curiosidades

curiosidades-img

Destaques

OBDL9B0

Destinos

261854-P4LPCA-782

Dicas

2744512 (1)

Eventos

Posts
por tags
Copyright © 2021 Vai de Mobifácil - Todos os direitos reservados