Como levar meu animal de estimação na viagem de ônibus?

  • Home
  • >
  • Curiosidades
  • >
  • Como levar meu animal de estimação na viagem de ônibus?

Confira as principais dicas e orientações para levar o seu pet para a próxima viagem

Os animais de estimação já fazem parte de muitas famílias ao redor do mundo, e estão cada vez mais presentes em festas, comemorações e viagens.

Seja por não ter com quem deixar o pet ou pelo desejo de levá-lo para o passeio, o transporte dos bichinhos é cada vez mais comum. Por isso, já existem leis específicas que permitem o transporte de animais de estimação em ônibus de viagens, elas garantem a segurança e conforto dos passageiros e de seu melhor amigo.

Quais documentos são necessários para viajar com o pet?

Antes de levar o seu bichinho de estimação para viagem, é importante saber saber que para gatos e cachorros você precisa apresentar o GTA (Guia de Trânsito Animal). O site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresenta orientações sobre o transporte, além de disponibilizar um modelo de GTA e outros documentos e informações sobre trânsito nacional de animais. Também é necessário verificar a carteira de vacinação do seu pet, e esse documento deve ser levado junto com você para a viagem.

Vacinas como a antirrábica, por exemplo, são obrigatórias para cães e gatos com mais de 3 meses de vida, e a imunização deve ser feita pelo menos 30 dias antes da data da viagem.

Vale lembrar que se o seu pet tiver menos de 90 dias de vida, é recomendado não o deixar exposto ao estresse da viagem, isso pode comprometer a saúde dele. Vale esperar até ele crescer um pouco antes de tirá-lo de casa.

Fique atento ao tamanho do seu animal de estimação

A pressa e a ansiedade para viajar faz com que a gente esqueça muitas coisas, e uma delas é a informação a respeito do tamanho do seu pet. Saber se ele se enquadra nos padrões de peso e tamanho para viajar é fundamental.

As agências de ônibus seguem as orientações da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), e apenas os animais de pequeno e médio porte podem ser transportados. Isso significa que, por mais manso que seja o seu pet, é necessário prestar atenção a esses detalhes, caso contrário, você pode ser impedido de embarcar.

Como transportar corretamente o animal de estimação?

Depois de providenciar os documentos necessários, conferir o tamanho do seu pet e as regras da empresa de ônibus que você vai viajar, é necessário providenciar uma caixa para o transporte do animal. Neste momento é válido consultar a empresa de transporte rodoviário para saber se existe algum padrão de medidas que deve ser seguido.

Algumas empresas, como a Expresso União, tem dicas de medidas importantes que devem ser seguidas para transportar o seu pet.

Para fazer a escolha certa da caixa, procure uma que ofereça a segurança e o conforto que seu pet merece, por isso, avalie bem o material do produto. Ele deve ser resistente, sem saliências, e deve ter o tamanho que permite que o seu bichinho dê uma volta em torno de si mesmo tranquilamente sem ficar apertado. 

Instruções para embarque

Além de estar na constituição, é fundamental que o seu animal de estimação esteja em uma caixa de transporte. Afinal, essa medida garante a segurança e o conforto durante a viagem, além de não incomodar outros passageiros.

Ah, vale lembrar que a caixa deve ficar fora do corredor e nunca em cima de um assento, a não ser que o dono pague outra passagem de igual valor, como se fosse uma pessoa que estivesse sentada. É muito comum as empresas cobrarem por essa poltrona extra.

Onde encontrar passagens para viajar com o pet?

Depois de entender como funciona todo o processo para viajar com o seu bichinho de estimação, é muito importante contar com as melhores empresas de transporte terrestre, e só existe um lugar onde você consegue encontrar todas elas: na Mobifácil.

Acesse agora mesmo e encontre a sua passagens sem taxa de serviços, com opções de parcelamento e no conforto da tela do seu celular. Confira todas os destinos e novidades no site da Mobifácil 🙂

Mobifácil, conectando você e o seu pet ao seu destino!

Compartilhe nas Redes Sociais
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Encontre

notícias relacionadas

Convencional, semi-leito, leito, leito-cama e executivo: cada ônibus...

Está planejando viajar e não sabe como? Conte...

Aderir a medidas preventivas e saber escolher empresas...

As notícias

mais lidas

Posts por

categorias

Curiosidades
Como levar meu animal de estimação na viagem de ônibus?
Destaques
Como levar meu animal de estimação na viagem de ônibus?
Destinos
Como levar meu animal de estimação na viagem de ônibus?
Dicas
Como levar meu animal de estimação na viagem de ônibus?
Notícias
Como levar meu animal de estimação na viagem de ônibus?
Olhar do viajante
Como levar meu animal de estimação na viagem de ônibus?
Assine nossa newsletter e receba as novidades
Copyright © 2020 Vai de Mobifácil - Todos os direitos reservados