Viagem de ônibus x viagem de carro

Início » Viagem de ônibus x viagem de carro

Será que o carro é sempre a melhor opção na hora de pegar a estrada? 

Não sei todos que lêem aqui já me conhecem (prazer, Maria!), sou engenheira ambiental, compartilho dicas de sustentabilidade e finalmente no começo desse ano eu consegui vender meu carro para estar mais coerente com a realidade que acredito para mim e para a sustentabilidade do planeta! Mas nessa transição (qualquer dia eu conto melhor para vocês) eu achei engraçado que a pergunta que eu mais recebo quando conto que vendi meu carro é: “Mas como você faz para viajar?”.

 

Bom, apesar de ter carro desde quando fiz 18 anos (hoje tenho 32) eu sempre torci o nariz para viajar de carro e na maioria das vezes optava por ir de ônibus! Naquela época nem considerava a questão da sustentabilidade que a viagem de ônibus proporciona (hoje é o principal para mim!). Por isso gostaria de compartilhar com vocês o porquê carro não funciona muito bem sempre:

 

1ª Se sua viagem for para destinos de capitais ou grandes cidades, carro é furada!

 

Enfrentar o trânsito de uma cidade que você não conhece é 10x pior que enfrentar o trânsito da sua cidade! Fora que encontrar vaga para estacionar ou então desembolsar para usar os estacionamentos está cada vez menos compensando! O carro para as cidades maiores é o meio de transporte mais lento e ineficiente para sua viagem!

 

2ª A pressa é inimiga das viagens: perder as vistas, jamais!

 

Ao ir de carro para os destinos você acaba se cansando mais, se desgastando, e não aproveita como deveria aproveitar! 

 

Eu sempre adorei viajar de ônibus para curtir a vista maravilhosa naquelas janelas grandes e limpas! Além disso vou lendo, escutando podcast com calma, fazendo anotações, tendo inspirações e até trabalhando! As minhas viagens de ônibus sempre foram muito mais tranquilas e gostosas do que quando escolhi ir dirigindo um carro! 

 

(Olha essa foto aqui, que vista incrível! Estava indo para Campo Grande -MS) 

 

3º Carro não é mais econômico! 

 

Algumas pessoas ainda acreditam que alugar o carro ou ir de carro é mais econômico, mas incrivelmente não é!

 

Tem que fazer a conta direitinho pois junto “ao carro” soma a locação, combustível, pedágio, estacionamentos, eventuais multas ou acidentes. Esse custo total é o que deveria ser usado na comparação com outro modelo de viagem.

 

4ª Bagagem!

 

Ouço sempre o pessoal comentando que decide fazer a viagem de carro por conta da bagagem! Mas você sabia que o bagageiro de ônibus você não tem limite para levar malas?

 

Mas antes de entrar nesse assunto, acho que prefiro te inspirar a viajar com pouca bagagem. Isso MUDA sua vida! Demorei para aprender, mas hoje é incrível como uma mala bem organizada e otimizada deixa sua viagem mais leve e gostosa!

 

5ª Sustentabilidade

 

Claro que eu não ia deixar de fora esse item! rsrs 

 

Confesso que hoje é o que mais conta para mim! O ônibus é o sistema de transporte rodoviário mais sustentável por diversos fatores. Claro que o principal é que as emissões atmosféricas emitidas em uma viagem de ônibus são extremamente inferiores às emitidas em uma viagem de carro ou avião! Ônibus tem um aditivo chamado Arla, onde neutralizam as emissões! Você sabia que também é o meio mais seguro? De todas as viagens calculadas de carro, avião e ônibus, o meio que menos tem acidente é o ônibus (claro que aqui ressalto a importância de ir de companhias legalizadas e seguras)! Outro fator é que antes de você entrar em um ônibus todo o sistema operacional dele como limpeza, manutenção, equipamentos, programas, segue uma cartilha de boas práticas ambientais. As lavagens são de água reutilizada, que passa por uma estação de tratamento, ou também o programa DESPOLUIR que avalia todos os escapamentos dos veículos. 

 

Cada vez mais os ônibus estão mais confortáveis e tecnológicos. Cada vez mais estão mais fáceis de comprar, acessar e com atendimento incrível! 

 

Por isso eu te convido a fazer sua próxima viagem de forma mais sustentável por você e pelo planeta.

 

Boa viagem!

Compartilhe nas Redes Sociais
Encontre

notícias relacionadas

Convencional, semi-leito, leito, leito-cama e executivo: cada ônibus...

Jundiaí: O passeio no interior de São Paulo...

Está planejando viajar e não sabe como? Conte...

Assine nossa newsletter e receba as novidades
Pesquisar

As notícias

mais lidas

Conecte-se a Novos Destinos com a Mobifácil 

Atenção Rio de Janeiro: Eventos Imperdíveis em 4 de Maio!

Empresa Cruz agora é Piracicabana

Posts por

categorias

Culinária

Curiosidades

curiosidades-img

Destaques

OBDL9B0

Destinos

261854-P4LPCA-782

Dicas

2744512 (1)

Eventos

Posts
por tags
Copyright © 2021 Vai de Mobifácil - Todos os direitos reservados